Seis meses antes da edição de Violator, um primeiro single denunciava claramente o que se esperava depois da extensa campanha Concert For The Masses nos EUA: os Depeche Mode estavam diferentes, e contaminados pela descoberta da América. Depois de terminada a extensa digressão norte-americana que D.A.Pennebaker retratou no documentário 101 (também com banda sonora editada como álbum ao vivo), os Depeche Mode regressaram a estúdio com novos desejos. A maioridade formal atingida em Black Celebration (1986) e o ecletismo reforçado em Music For The Masses (1987) traduziam claramente um momento de grande inspiração e afirmação de uma personalidade estética. O passo em frente definiria em Violator (1990) a obra-prima dos Depeche Mode, corolário deste ciclo de descoberta e demarcação de uma linguagem musical. Todavia, a canção escolhida para apresentar o álbum mais parece hoje um sinal, à distância, da contaminação americana que se materializaria apenas no episódio seguinte, Songs Of Faith And Devotion (1993). Editado seis meses antes do álbum, Personal Jesus mostrava, mais que nas posteriores faixas de Violator, uma banda com vontade em assimilar na sua música tecnológica e europeia a pujança carnal e antiga das guitarras escutadas na América profunda. O single revelou-se um dos mais inspirados de sempre do grupo, reforçando o teledisco, com ares de western (apesar de rodado em Espanha), esses sonhos americanos descobertos na estrada nos dois anos anteriores.
DEPECHE MODE "Personal Jesus" (Mute, 1989)
Lado A: Persnal Jesus (ML Gore)
Lado B: Dangerous (MJ Gore)
Produção: Depeche Mode e Flood
Posição mais alta no Reino Unido: 15
MAIL