É, sem qualquer hesitação, uma das mais importantes edições que, este ano, chegaram ao mercado português do DVD — chama-se Auschwitz - Os Nazis e a Solução Final (2005), tem a chancela da BBC e foi lançada pela Prisvideo. São três discos com seis episódios (cerca de 50 minutos cada) de uma admirável série televisiva que revisita as memórias do Holocausto, desmontando a monstruosa máquina de guerra de Hitler, os pressupostos ideológicos da "Solução Final" para aniquilamento dos judeus e também a frieza da sua prática quotidiana.
Para além da combinação de imagens da época com o trabalho de reportagem da actualidade, a realização de Laurence Rees consegue utilizar um recurso típico deste tipo de produtos — a "reconstituição", com actores, de determinadas situações históricas — de forma muito mais subtil e incisiva do que é habitual. O exigente trabalho de investigação histórica da BBC deu também origem a um imenso dossier na Internet que pode ser consultado no respectivo site oficial, sob a designação de Genocide Under the Nazis. Para além de vários textos de enquadramento histórico, aí podemos encontrar um artigo de Deborah Lipstadt sobre os indivíduos e grupos que tentam negar a realidade do Holocausto e um outro, de Detlef Siebert, avaliando critérios narrativos de combinação de documentos históricos com cenas dramaticamente reencenadas.
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Para além da combinação de imagens da época com o trabalho de reportagem da actualidade, a realização de Laurence Rees consegue utilizar um recurso típico deste tipo de produtos — a "reconstituição", com actores, de determinadas situações históricas — de forma muito mais subtil e incisiva do que é habitual. O exigente trabalho de investigação histórica da BBC deu também origem a um imenso dossier na Internet que pode ser consultado no respectivo site oficial, sob a designação de Genocide Under the Nazis. Para além de vários textos de enquadramento histórico, aí podemos encontrar um artigo de Deborah Lipstadt sobre os indivíduos e grupos que tentam negar a realidade do Holocausto e um outro, de Detlef Siebert, avaliando critérios narrativos de combinação de documentos históricos com cenas dramaticamente reencenadas.