sexta-feira, outubro 28, 2005

Material photos

Reconhecemo-la — e julgamos conhecê-la — através de uma infindável galeria de imagens. Mas depois de todas vistas e revistas, quantas haverá ainda por descobrir?
O site oficial de Madonna decidiu tomar esta interrogação à letra e, em vésperas de lançamento do álbum Confessions on a Dance Floor (15 Nov.), abriu um novo projecto online: nada mais nada menos que a constituição de uma imensa base de imagens da «Material Girl». Já tem nome: Madonna Tagging Project. E também um objectivo preciso: "construir o maior arquivo fotográfico dedicado a um único tema: Madonna!"
Neste momento, estão reunidas apenas cerca de 1500 imagens, mas as contribuições estão abertas a todos os que quiserem enviar fotografias (de acordo com regras técnicas e temáticas que o próprio site define). Para já, podem ser vistas algumas preciosidades de princípio de carreira, como uma das imagens da chamada «série da boina preta» (fotos de Ian McKell, 1983), ou ainda vários fotogramas — um dos quais aqui reproduzido — do célebre anúncio para a Pepsi, em 1989, que integrava alguns versos de Like a Prayer (e que a própria Pepsi retiraria rapidamente de circulação, depois de ver o teledisco da canção).
O site pode ser percorrido por diversas formas de pesquisa, por exemplo por datas (anuais) ou procurando através de índices temáticos como blonde, MTV, Evita, Meisel (Steven), Ritts (Herb), Romanek (Mark), etc.
* Madonna Tagging Project

* Embora sujeito a actualizações muito irregulares (a última data de Fevereiro), vale a pena recordar que um dos melhores sites de imagens de Madonna é o Madonna Shots.

MAIL