Antes do impacto de Regresso ao Futuro (1985) e do sucesso global de Quem Tramou Roger Rabbit (1988), Robert Zemeckis foi um cineasta de fascinantes paradoxos: por um lado, arriscando em formas claramente experimentais; por outro lado, convocando muitas referências da mais tradicional cultura popular americana. Daí a (boa) oportunidade para reencontrar — dia 26, no canal Hollywood — um dos primeiros títulos da sua filmografia, já com a chancela do seu amigo Steven Spielberg, na qualidade de produtor executivo: chama-se Used Cars (1980) e recebeu o "histórico" título português de Travões Avariados, Carros Estampados.
Centrado no turbulento dia a dia de um típico stand americano à beira da estrada para venda de carros em segunda mão, esta é uma comédia que remete, antes do mais, para a mais nobre tradição burlesca de Hollywood: a acção, fisicamente exuberante, funciona também como delicada desmontagem dos valores de uma sociedade toda ela marcada pela mira (ou miragem) do lucro e pelo gosto do espectáculo. Zemeckis demonstrava já como a sua formação (visual e narrativa) se enraíza numa idade dos desenhos animados em que o corpo é tratado como uma singular fonte de energia. Além do mais, aqui se cruzam várias gerações de actores de Hollywood, exemplarmente simbolizadas pelos dois protagonistas: Kurt Russell, então uma jovem promessa em ascenção (protagonizara, um ano antes, o telefilme Elvis, sobre Elvis Presley, sob a direcção de John Carpenter), e o veterano Jack Warden.
* Canal Hollywood: segunda-feira, 26, 21h00.
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Centrado no turbulento dia a dia de um típico stand americano à beira da estrada para venda de carros em segunda mão, esta é uma comédia que remete, antes do mais, para a mais nobre tradição burlesca de Hollywood: a acção, fisicamente exuberante, funciona também como delicada desmontagem dos valores de uma sociedade toda ela marcada pela mira (ou miragem) do lucro e pelo gosto do espectáculo. Zemeckis demonstrava já como a sua formação (visual e narrativa) se enraíza numa idade dos desenhos animados em que o corpo é tratado como uma singular fonte de energia. Além do mais, aqui se cruzam várias gerações de actores de Hollywood, exemplarmente simbolizadas pelos dois protagonistas: Kurt Russell, então uma jovem promessa em ascenção (protagonizara, um ano antes, o telefilme Elvis, sobre Elvis Presley, sob a direcção de John Carpenter), e o veterano Jack Warden.
* Canal Hollywood: segunda-feira, 26, 21h00.