De Verão parece mesmo que ficamos tontinhos... Esta ideia, que todos os anos ganha forma nas grelhas televisivas supostamente arejadas, na oferta light generalizada, em inevitáveis páginas de jornais em estilo suavezinho, deve ter mesmo um fundamento científico. Pelo menos, as canções que fazem sucesso nos dias de calor parecem dar razão a quem pensa assim. Um estudo realizado pela Huddersfield University e revelado pela revista da British Airways verificou que o ser humano está aberto, no Verão, a uma dieta do tipo neurónio-zero que se manifesta nas canções que elege como hits da estação. Mas não em todas!... Baseado em quocientes de "catchiness" (ou seja, de potencial de colagem à orelha) com variáveis como o número de passos em eventuais danças, distância entre as notas mais altas e baixas do refrão e número de acordes, não esquecendo a capacidade em abrir cordões à bolsa em campanhas de promoção, o estudo verificou que há uma fórmula recorrente que traduz o sucesso. Estamos bem arranjados, se a ciência toma conta das apostas editoriais! Não haverá queijo que tape as nossas orelhas durante os meses de calor, ficando nós prostrados em desespero, quais oficiais alemães sob massacre de chanson no bar de René quando a esposa Edith canta (aqui, uma cortesia Alô Alô, claro).
Para os interessados em receitas letais, eis o top ten dos temas mais afinados ao vazio cerebral estival, segundo este estudo. Podemos verificar que, sem dúvida, não há nada como o Inverno ou Primavera para fazer turismo em Espanha... É mais seguro...
1. The Ketchup Song, Las Ketchup
2. Macarena, Los Del Rio
3. Y Viva España, Sylvia
4. Holiday, Madonna
5. Agadoo, Black Lace
6. Boys, Sabrina
7. The Birdie Song, The Tweets
8. Saturday Night, Whigfield
9. Una Paloma Blanca, Jonathan King
10. Summer Holiday, Cliff Richard
PS - Para evitar interpretações precipitadamente correctas, o Sound + Vision esclarece que, nos seus registos, "Holiday" está inscrita como uma canção de Inverno.
MAIL