quinta-feira, março 19, 2009

Casa das artes

A Saatchi Gallery é uma das mais activas “casas” dedicadas à divulgação da arte contemporânea. Criada em 1985 por Charles Saatchi, para albergar a sua colecçãe arte, tem acolhido desde então inúmeras exposições temporárias que têm levado alguns dos grandes nomes das artes plásticas do nosso tempo a Londres. A Saatchi mudou de “casa” recentemente e mora, desde Outubro do ano passado, num espaço magnífico, no Duke Of York Headquarters, em Kings Road, a poucos passos de Sloane Square.

O espaço é amplo, luminoso, convidativo, resultado de uma bem sucedida reetruturação do edifício pelos aqruitectos Paul Davis and Partners e Allford Hall Monaghan Morris. O espaço expositivo é de circulação simples e livre. A entrada é gratuita. No piso inferior encontramos uma loja com oferta interessante de merchandise associado às exposições, assim como uma interessante livraria sobre arte contemporânea.

A “nova” Saatchi abriu as portas em Outubro do ano passado com uma exposição dedicada à arte contemporânea na China, da qual ainda está patente a instalação Old Peoples Houses, de Sun Yan e Peng Yu. Neste momento, a estrela da companhia é a imperdível exposição Unveiled: New Art From The Middle East, que aqui visitámos na semana passada.