sábado, fevereiro 16, 2008

A Vénus (quase) proíbida

Vivemos num mundo assombrado pela suposta "pureza" ideal das imagens, de tal modo que já nem sabemos olhar à nossa volta. Assim, todos os dias as televisões de todo o mundo (muitas vezes nos mui dignos espaços "jornalísticos") vão massacrando a nossa sensibilidade e o nosso pensamento, promovendo valores arrivistas e cultivando a obscenidade... Quase sempre se safam em nome da "informação" e do "entertenimento", duas palavras que vão legitimando as maiores agressões comunicacionais.
É num mundo assim que este quadro de Lucas Cranach o Velho (c.1472–1553) suscita a inquietação das boas almas. Assim, tendo a Royal Academy of Arts, de Londres, agendado uma exposição da obra de Cranach, os seus programadores tiveram o arrojo de pensar que tal evento poderia ser promovido no metro da capital britânica com o quadro Vénus, pintado em 1532 [aqui reproduzido]. Mas não... Os responsáveis pela TFL (Transport for London) lembraram os regulamentos. Ou seja: não mostrar "homens, mulheres ou crianças de uma forma sexualizada, ou que mostre corpos parcial ou totalmente desnudados num contexto marcadamente sexual."
Entretanto, a boa notícia é que a TFL reviu a sua posição e a Vénus de Cranach vai mesmo "assombrar" os corredores do tube londrino. Para os que preferem andar de taxi, lembramos o calendário da exposição: 8 Março/8 Junho.