domingo, junho 17, 2007

Música pelo Darfur


Já está disponível nas lojas e no iTunes o álbum Instant Karma, cujas receitas revertem para a campanha da Amnistia Internacional (AI) visando salvar as populações do Darfur. Instant Karma insere-se nas actividades da AI de defesa dos direitos humanos, organizadas sob o lema Make Some Noise. A zona do Darfur, na parte ocidental do Sudão (país situado entre o Corno de África e o Médio Oriente), continua a ser devastada por um conflito que envolve, entre outras facções, o exército sudanês e as milícias Janjaweed — em quatro anos de combates já morreram mais de 200 mil pessoas; o número de deslocados ultrapassa os 2,5 milhões.
Musicalmente, as iniciativas do Make Some Noise têm sido apoiadas pelas canções que John Lennon compôs a solo, nomeadamente as do álbum de 1971, Imagine — os direitos de utilização das canções foram doados por Yoko Ono, viúva de Lennon, à AI.
O alinhamento de Instant Karma inclui um total de 23 temas, distribuídos por dois discos. Entre os intérpretes incluem-se os U2 (que recriam a canção que dá o título ao álbum), Christina Aguilera (Mother), Jakob Dylan (Gimme Some Truth), Green Day (Working Class Hero) e The Flaming Lips ((Just Like) Starting Over). A edição do iTunes apresenta mais onze versões, nomeadamente pelos Duran Duran (Instant Karma), Deftones (Jealous Guy) e Gavin Rossdale (Mind Games).

* Amnistia Internacional Portugal

* Working Class Hero na versão dos Green Day: