quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Abigail e Dakota

Pequena monstruosidade típica dos tempos cinéfilos (?) que vivemos. Hoje, na sua sondagem do dia, esse precioso auxiliar informativo que é o IMDb propõe a seguinte pergunta: "Num combate, quem é que venceria: Abigail Breslin ou Dakota Fanning?"
De facto, é chocante que, mesmo que por declarada ironia, se concebam as diferenças entre actores — ou quaisquer outras personalidades cinematográficas — como um "combate". Mais do que isso: esse confronto, ainda que por óbvia metáfora, remete necessariamente para a hipótese de anulação física de um pelo outro. Afinal de contas, por alguma razão temos visto que a temporada pré-Oscars passou a ser encarada como uma mera apoteose de "esmagamento" de uns pelos outros.
Como se isto não bastasse, a escolha das oponentes é simplesmente lamentável. Abigail Breslin tem 10 anos e é o pequeno prodígio de Uma Família à Beira de um Atatque de Nervos (que, aliás, lhe valeu a nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária); Dakota Fanning, apenas com 12 anos, tem no seu curriculum filmes como Guerra dos Mundos e já se afirmou como uma actriz de impressionante maturidade (esta semana estreia entre nós o seu mais recente A Teia da Carlota).
Que se espera, então, deste "concurso" para decidir quem venceria um combate entre Abigail e Dakota? Se a pergunta fosse feita, por exemplo, a propósito de James Dean e Marlon Brando, já seria uma estupidez. Assim, ainda por cima, a sua "pedagogia" é profundamente deprimente.