domingo, janeiro 28, 2007

Aceitar o envelhecimento

Ano Bowie - 20
'Thursday's Child' - Single, 1999


Editado em Setembro de 1999, o aperitivo para o álbum hours... trazia-nos um Bowie como há muito se não escutava (completamente diferente de tudo o que nos havia dado nos anos 90, únicas comparações apenas possíveis com momentos da banda sonora de The Buddha of Suburbia). Através da BowieNet acompanhávamos então, dia a dia, a revelação do álbum que vinha a caminho, dos títulos das canções à imagem da capa (uma variação da clássica iconografia da "Pietà", um Bowie, com o aspecto pelo qual o havíamos visto nos anos 90, moribundo, no colo de um outro Bowie, rejuvenescido, aceitando mais uma morte do "eu"). Thursday's Child foi o primeiro som da mudança e, ao mesmo tempo, a canção que estabelecia o patamar introspectivo que o álbum depois revelaria em pleno. Apesar do discurso de Bowie ter alertado para o evitar de leituras autobiográficas nesta e outras canções de hours..., a ideia da personagem que encara o passado, olha o futuro e reflecte sobre a vida naquele instante, como a soma do que foi e o principio do que vai ser, passa por aqui. Esta é das canções de Bowie que mais nos permite mergulhar na sua aceitação do envelhecimento, do arrumar de velhos episódios de maior agitação pessoal e social. O título não fala na primeira pessoa (já que Bowie nasceu numa quarta-feira). Sem explicação "oficial", há quem o associe a uma referência a All Tomorrow's Parties dos Velvet Undreground ("Thursday's child is Sunday's clown") ou ao título de uma velha autobiografia de Eartha Kitt (esta a versão "encenada" por Bowie no VH-1 Storytellers de 1999). A canção, pompa sinfonista para banda e teclas, é uma das melhores da colheita Bowie de 90 e o single valeu-lhe um 16º lugar na tabela inglesa e, mais tarde, uma nomeação para um Grammy (Melhor Performance Vocal Masculina no Rock). A edição britânica surgiu em dois CD singles, cada qual com inéditos distintos, todos eles assinados pela dupla Bowie/Gabrels.

Thurdsay's Child
Virgin, 1999
CD 1: Thurdsay's Child (Radio Edit) + We All Go Through + No One Calls
CD 2: Thursday's Child (Rock Mix) + We Shall All Go To Town + 1917 + Thursday's Child (vídeo)
Produção: David Bowie + Reeves Gabrels




O teledisco de Thursday's Child assinalou a primeira colaboração de David Bowie com o realizador Walter Stern (que havia já trabalhado com os Prodigy e Madonna). Foi rodado num estúdio em Nova Iorque e revela a noção de encontro do presente com o passado que a própria canção sugere (e que a capa do álbum depois confirmaria). O novo alter ego de Bowie é agora ele mesmo, aos 52 anos, olhando para um espelho onde se revê jovem. A noção de envelhecimento (e da sua inevitável aceitação) é sublinhada pelo aparentemente inconsequente tirar das lentes de contacto de uma companheira, anónima, cujo reflexo de juventude também se materializa no mesmo espelho.