terça-feira, fevereiro 08, 2022

Shakespeare, teatro e cinema [1/10]

Denzel Washington em A Tragédia de Macbeth: a caminho de um Oscar?

William Shakespeare regressou à actualidade cinematográfica graças a A Tragédia de Macbeth, de Joel Coen: da tragédia à comédia, desde os tempos do mudo, o seu teatro tem inspirado as mais variadas aventuras cinematográficas — este texto foi publicado no Diário de Notícias (22 janeiro), com o título 'Shakespeare — O cinema gosta do seu teatro'.

No cinema, que visão temos do Macbeth, de William Shakespeare (1564-1616)? Digamos, para simplificar, que não há uma resposta única, muito menos definitiva. Quanto mais não seja por razões estatísticas: segundo os dados mais recentes disponíveis no site do Guinness World Records (referentes a 2016), existem 98 adaptações da peça sobre o rei da Escócia que, tragicamente, descobre que esta nossa vida atribulada é uma coisa “cheia de ruído e furor que nada significa”.
A provar que os assombramentos de Macbeth continuam a ecoar no nosso presente, aí está a magnífica versão de Joel Coen, A Tragédia de Macbeth, disponível numa plataforma de streaming (Apple TV+). Dizem os analistas americanos de Hollywood que será uma presença forte nas nomeações para os Oscars (a atribuir a 27 de março), com Denzel Washington a perfilar-se como sério candidato ao título de melhor actor.
Em boa verdade, para lá da actividade dos palcos, Shakespeare é, muito simplesmente, o autor mais vezes filmado. Ainda segundo o Guinness, contando com produções cinematográficas e televisivas (coligidas na mesma data), podemos encontrar nada mais nada menos que 1.121 adaptações dos seus textos teatrais.
No caso de Macbeth, por exemplo, há registos de uma primeira versão (de que não se conhecem cópias), realizada nos EUA, em 1908, com realização de James Stuart Blackton e William V. Ranous, actor de teatro especialista em Shakespeare, como protagonista. Sem esquecer que Shakespeare inspirou também muitas variações, incluindo West Side Story, de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, uma reinvenção musical de Romeu e Julieta também recentemente recriada por Steven Spielberg. Aqui ficam algumas memórias de uma imensa paisagem cinematográfica.

[continua]