sábado, janeiro 12, 2019

Verna Bloom (1938 - 2019)

A Última Tentação de Cristo (1988)
Pouco conhecida do grande público, o certo é que marcou presença em alguns títulos emblemáticos do cinema americano da segunda metade do século XX: a actriz Verna Bloom faleceu no dia 11 de Janeiro, em Bar Harbor, devido a complicações de demência — contava 80 anos.
Nunca foi nomeada para um Oscar ou um Globo de Ouro e, em boa verdade, o filme mais frequentemente citado nos seus perfis, A República dos Cucos (1978), de John Landis, apesar da sua energia de comédia surreal, está longe de ser um dos mais importantes. Começou em diversas séries televisivas de finais da década de 60, tendo-se estreado em cinema com Medium Cool/América, América Para Onde Vais? (1969), de Haskell Wexler, sobre a atribulada Convenção Nacional Democrata de 1968, em Chicago, objecto exemplar na combinação do drama com componentes de natureza documental.
Na sua filmografia encontramos também:
O Regresso (1971), de e com Peter Fonda, por certo um dos exemplos mais belos e desconcertantes do chamado "western" crítico.
O Pistoleiro do Diabo (1973), outro exemplo da mesma tendência do "western", neste caso de e com Clint Eastwood.
A Última Canção (1982), de novo de e com Clint Eastwood, retrato da Grande Depressão através da figura de um cantor "country".
Alternando a sua actividade entre cinema e televisão, Verna Bloom concluiu a sua carreira cinematográfica com dois títulos assinados por Martin Scorsese: Nova Iorque Fora de Horas (1985) e A Última Tentação de Cristo (1988), neste assumindo a personagem de Maria, mãe de Cristo.

>>> Trailers de América, América Para Onde Vais? e O Regresso.




>>> Obituário no New York Times.