segunda-feira, novembro 12, 2018

Douglas Rain (1928 - 2018)

Prestigiado actor teatral canadiano, ficou famoso pela sua participação em 2001: Odisseia no Espaço (1968): Douglas Rain faleceu de causas naturais no dia 11 de Novembro, no St. Marys Memorial Hospital, em St. Marys, Ontario — contava 90 anos.
O essencial da sua carreira teve lugar no teatro, em particular representando textos shakespeareanos, tendo sido, aliás, um dos fundadores do Stratford Festival, em Ontario. O certo é que a sua fama ficou para sempre ligada ao filme de Stanley Kubrick, uma vez que Rain deu voz a Hal 9000, o computador hiper-inteligente de 2001 que decide tomar conta da missão a Júpiter, mesmo que isso implique a morte dos respectivos astronautas, interpretados por Keir Dullea e Gary Lockwood.
Kubrick procurava uma voz capaz de gerar uma sensação ambígua de neutralidade e poder, tendo recusado várias hipóteses de actores com sotaque "demasiado" britânico. Na verdade, o realizador americano conhecia a voz de Rain já há alguns anos, uma vez que é dele a locução de Universe, um pequeno filme produzido em 1960 pelo National Film Board of Canada que terá sido uma referência importante na concepção de 2001. Segundo o testemunho de Dullea numa entrevista, Rain considerava-se objecto de um reconhecimento absurdo, tendo dito qualquer coisa como: "Fiz Shakespeare e os clássicos ao longo de 50 anos e toda a gente me quer falar apenas de um filme em que trabalhei dois dias."
Curiosamente, Rain viria a emprestar a sua voz a outro computador maligno, na comédia Sleeper/O Herói do Ano 2000 (1973), de e com Woody Allen. Em 2010 - O Ano do Contacto (1984), uma sequela de 2001, dirigida por Peter Hyams, retomaria o papel de Hal.

>>> Universe (1960) + cena de 2001: Odisseia no Espaço, com Keir Dullea.




>>> Obituário em The Hollywood Reporter.