sábado, abril 01, 2017

Preservando as memórias do Holocausto

Negação é um filme didáctico, denunciando o negacionismo do Holocausto — esta nota foi publicada no Diário de Notícias (30 Março).

Desde Lore (2012), realizado por Cate Shortland, temos assistido a uma vaga de filmes apostados em reler memórias da Segunda Guerra Mundial e, em particular, dos crimes dos nazis contra os judeus. Com chancela da BBC, Negação [título original: Denial] prolonga essa dinâmica, centrando-se no processo judicial que opôs David Irving (Timothy Spall), professor de história inglês, defensor da “tese” de que o Holocausto nunca existiu, e Deborah Lipstadt (Rachel Weisz), investigador americana que denunciou o seu discurso negacionista.
Preservando o dispositivo de “drama de tribunal”, o filme acaba por possuir uma dimensão didáctica — trata-se de saber como preservar as memórias do Holocausto, em especial no sentido de cimentar a consciência histórica das gerações futuras. Para tal dimensão contribui de forma decisiva o argumento, assinado pelo dramaturgo e cineasta David Hare.