domingo, junho 29, 2014

"Tu não percebes nada de futebol..."

ROLAND BARTHES
(1915-1980)
O futebol é uma festa televisiva... Festa deprimente, simplista, sado-masoquista, em que, alegremente, todos se tratam por "tu" — esta crónica de televisão foi publicada na revista "Notícias TV", do Diário de Notícias (27 Junho), com o título 'Para perceber o futebol'.

1. Analisando as formas de manutenção de um determinado sistema de linguagens e valores, Roland Barthes escreveu: “Insinuar dentro da Ordem o espectáculo complacente das suas próprias fraquezas tornou-se desde agora um meio paradoxal, mas peremptório, de a reforçar.”

2. São palavras escritas há mais de meio século, nesse livro admirável que dá pelo nome de Mitologias (1957). O certo é que a sua contundência permanece actualíssima, em particular pelo modo como nos pode ajudar a compreender o aparato televisivo em torno do futebol.

Cristiano Ronaldo
3. Observe-se o que aconteceu depois do empate da selecção portuguesa com a equipa dos EUA. Na semana anterior, antes da derrocada perante a Alemanha, Portugal pairava no céu dos candidatos ao título de campeão do mundo — era “o ano de Portugal”, profetizara Cristiano Ronaldo perante a reverência quase geral do universo televisivo. Depois, passámos a ser uma selecção mal treinada, mal planificada, recheada de jogadores cansados ou mal utilizados...

4. O próprio Ronaldo contribuiu para este “tele-sado-masoquismo”, proclamando, entre outras coisas, que “temos uma equipa limitadíssima”. Digamos, para simplificar, que qualquer outra personalidade pública que se atrevesse a semelhantes inflexões discursivas, estaria a ser friamente torturada no tribunal “popular” das televisões.

5. Entretanto, prossegue a disparatada integração de retóricas anglo-saxónicas da fala, em particular na tradução (?) do pronome “you”, independentemente de ser singular ou plural e da sua função na frase. Jogadores, treinadores e os mais inspirados comentadores passaram a cultivar esse “glamour” de trazer por casa que os faz esquecer qualquer sujeito indefinido. Assim, já não se diz, por exemplo, “quando se joga com três defesas, consegue-se outra dinâmica...”; agora, passou a ser chique dizer “quando jogas com três defesas, consegues outra dinâmica...” Enfim, quando te falam assim, podes até supor que estão a gozar contigo. Percebeste?